Comunidade Cipoal, em Santarém, recebe sistema de abastecimento de água entregue pelo governador Helder Barbalho
11/09/2025
(Foto: Reprodução) Entrega ocorreu na tarde desta quinta-feira
Kamila Andrade/g1
A comunidade Cipoal, em Santarém, no oeste do Pará, passou a contar, a partir desta quinta-feira (11), com um novo sistema de abastecimento de água potável. A entrega foi feita pelo governador do Pará, Helder Barbalho, acompanhado do prefeito de Santarém, Zé Maria Tapajós, demais lideranças e moradores da região.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A obra vai beneficiar diretamente 420 famílias, garantindo água de qualidade para consumo, higiene e também para a produção agrícola da comunidade. Foram implantados 6,6 mil metros de rede e construído um poço com 180 metros de profundidade para assegurar o fornecimento contínuo.
Durante a cerimônia, o governador destacou a importância do investimento para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
“Hoje nós estamos tendo a oportunidade de trazer abastecimento de água aqui para o Cipoal, fundamental para a qualidade de vida desta comunidade. São 420 moradias que passam a ter água de qualidade, com esta estrutura que necessitou que fôssemos buscar água a 180 metros de profundidade. O importante é que está solucionado este problema: é água na torneira, é água para o plantio, é água para que as pessoas possam ter higiene e qualidade de vida”, afirmou Helder Barbalho.
O prefeito Zé Maria Tapajós ressaltou o trabalho conjunto entre prefeitura, governo do Estado e apoio parlamentar para que o sistema fosse implantado.
Governador do Pará na comunidade do Cipoal
Kamila Andrade/g1
“Esse sistema vai atender mais de 400 famílias, com água de qualidade e mais de 6 km de rede. Quero agradecer o deputado Henderson Pinto, autor da emenda junto ao Estado, que tornou possível esta obra ser entregue hoje para a comunidade Cipoal II”, disse o prefeito.
Moradores celebraram a entrega, considerada uma conquista histórica, já que a falta de abastecimento de água era uma das principais dificuldades enfrentadas pela comunidade.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região